
Prezado leitor esta publicação trata questões a cerca da Segunda Guerra Mundial, uma guerra que traz-nos grandes inquietações pela complexidade de seus inúmeros eventos. A Segunda Guerra Mundial que durou de 1939 a 1945, foi marcada pelo elevado número de conflitos bélicos, por suas chacinas, pela truculência, pelo holocausto, pelo uso de armas atômicas e morte de milhões de pessoas. Dentre as múltiplas questões e fatos históricos a serem abordados no período que corresponde a Segunda Guerra Mundial, centrar-nos-emos na questão da Operação Barbarossa.
A Operação Barbarossa que se iniciou em 22 de junho de 1941 tinha como principal objetivo a invasão militar das tropas alemãs a União Soviética, está operação é considerada a maior e mais feroz campanha militar da história em termos de mobilização de tropas e baixas sofridas. “Desde março de 1941 havia sinais claros de que Hitler estava se preparando para a guerra contra a União Soviética, considerada o verdadeiro grande inimigo da Alemanha nazista.” (TOTA, 2006: 367). Por isso a Alemanha buscava erradicar o socialismo e o comunismo na sua origem.
Hitler via a União Soviética como “(...) o local perfeito para abrigar o coração do Reich: havia espaço de sobra para cultivar e plantar, recursos naturais e matérias primas em abundância para alimentar a indústria alemã.” (GOMES: 2009; 33). A operação Barbarossa pôs fim a um período curto de tempo de quase dois anos sem guerras internas, na Europa Ocidental devido ao pacto de não agressão firmado entre Hitler e Stalin. Com a ruptura do pacto de não agressão inicia-se um período de muitas batalhas. No inicio operação Barbarossa a Alemanha impôs derrotas violentas ao exercito vermelho. Ao mesmo tempo em que os alemães colecionavam vitórias, eles também sofreram pesadas baixas.
As vitorias alemãs conquistadas em setembro de 1941 foram importante para consolidar suas posições em território inimigo, entretanto estas conquistas se deram mediante a perda de um elevado numero de soldados. Os combates em Smollenks, Kiev e Leningrado para alguns autores, representou o divisor de águas da operação Barbarossa. Os diversos erros de planejamento cometidos por Hitler resultaram no fracasso da operação Barbarossa. Mesmo não alcançando o objetivo de conquistar por completo o território inimigo, as tropas alemãs conseguiram conquistar importantes áreas econômicas do território soviético.
As portas de Moscou o exército Alemão sofreu com o rigoroso inverno russo impôs duro castigo as tropas alemães que não estavam preparadas para lutarem em condições climáticas tão adversas. Outro fator determinante para a derrota alemã foi o fato de que a indústria soviética intensificou sua produção de tanques que propiciou o crescimento significativo do numero de tanques soviéticos utilizados para infligirem o golpe que pôs fim à operação Barbarossa.
Referências
GOMES, Beto. Operação Barbarossa. SUPER Interessante, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, edição 27, p.31-59, fev. 2009.
TOTA, Pedro. Segunda Guerra Munidal In: História das guerras / Demétrio Magnoli, organizador. 3. ed. São Paulo : Contexto, 2006.
Curiosidades
da Segunda Guerra Mundial: Ilusionismo como tática de guerra.
Maskelyne: Um mágico no front
Jasper Maskelyne era um mágico, que no começo recebeu a missão de entreter as tropas na Segunda Guerra Mundial. Porém, graças aos seus truques de ilusionismo, ele enganou as forças do Eixo comandadas pelo general Rommel e ajudou a salvar vidas, Saiba como.
Veja também alguns cenários da Segunda Guerra Mundial e estes como estão hoje. Mesclados em uma única foto.
Minsk 1941-2013Sergey Larenkov é um fotógrafo que foi bastante afetado pela Segunda Guerra Mundial. Em seu blog, ele publicou colagens de fotografias históricas da guerra mescladas com fotos atuais dos mesmos lugares.Para criar essa coleção, Sergey teve que viajar para vários locais que foram cenas de batalha da Segunda Guerra para fazer as fotografias de como os locais estão hoje e combinar com suas fotos históricas. Paris, Berlim, Moscou, foram alguns dos alvos do artista.Confira a excelente coleção e faça um passeio histórico!
1- Os nazistas chegam à cidade
Fortaleza de Brest, 1941-2013![]()
2- Nazistas na ponte da Fortaleza
Smolensk 1941-2013![]()
3- Nazistas nas escadas em frente à Catedral da Dormição
4- Ato da milícia para defender a Capital
5- Anúncio sobre o ataque alemão
Stalingrado 1942-1943 – Volgogrado 2013
6- Hotel antes de um ataque aéreo
7- Praça da Estação Ferroviária. Fonte “Dança das Crianças”
Yalta 1944-1945-2012
8- A Conferência de Yalta
9- Rua Mehringdamm
10- Tanque soviético IS-2
Paris 1940-1944 – 2010
11- Tropas americanas na Avenue des Champs-Élysées
12- Hitler diante da Torre Eiffel
13- Hitler e outros líderes no Trocadero
Nenhum comentário:
Postar um comentário