Caro leitor, nesta publicação, trataremos a cerca da Revolução de 1968. De inicio é importante ressaltarmos que em maio de 1968, uma greve geral irrompeu na França. Esta paralisação rapidamente adquiriu significado e magnitudes revolucionárias. Para muitos historiadores essa insurreição é considerada como o evento revolucionário mais importante do século XX, esta importância dada à revolução de 1968 é a atribuída ao fato de que este levante contou com a participação maciça das camadas populares, superou barreiras étnicas, culturais, de idade e de classe. Os ecos da Revolução de Maio 1968 atingiram vários movimentos de contestação que aconteceram nos anos posteriores a 68 e ainda são sentidos inclusive no século XXI.
O estopim da revolução de maio 68 foi uma cadeia de agitações entre estudantes e autoridades da Universidade de Paris, em Nanterre. A medida adotada pela administração, de fechar a universidade e expulsar os estudantes acusados de liderarem o movimento contra a instituição provocou a reação dos alunos da Universidade de Sobornne. Que saíram as ruas para protestar contra a situação vivida pelos estudantes da Universidade de Paris. Entretanto os protestos foram violentamente reprimidos pela policia francesa, a repressão aos protestos dos estudantes acabou por aumentar a importância das manifestações que receberam apoio de diversos seguimentos da sociedade francesa. Ao prestarem seu apoio à causa dos estudantes, os diversos seguimentos sociais que se incorporaram ao movimento deram a prova de que diferentes grupos podem lutar por objetivos únicos. A superação das barreiras étnicas, culturais, de idade e de classe, se constituiu como o grande legado da Revolução de 1968.
O legado da Revolução de 68 permanece vivo e influenciando movimentos sociais mesmo depois de passados 40 anos. Um exemplo claro disso pode ser percebido quando analisamos os Protestos no Brasil em 2013, uma característica dos protestos do Brasil com relação à aos protestos dos estudantes franceses em 68. E o da participação maciça das camadas populares, que deixaram de lado suas divergências politicas, sexuais, religiosas, classes, idade, étnicas e culturais. Nas manifestações do Brasil que se iniciou primeiramente por conta da contestação do aumento das tarifas de transporte que aconteceu em todo o país e gerou descontentamento quase que geral da população brasileira.
![]() |
Manifestação em São Paulo no dia 20 de junho, na Avenida Paulista. |
![]() |
Mais de 100 mil manifestantes se reuniram no centro do Rio de Janeiroda Avenida Rio Branco até a região da Cinelândia. |
Na medida, que as manifestações foram ganhando mais adeptos, foi crescendo o número de manifestações em todo o Brasil, e o movimento que surgira por meio de protestos contra o aumento da tarifa de transportes. Tornou-se plural e passou a reivindicar melhorias na saúde, educação, segurança, moradia etc. Os manifestantes brasileiros não deixaram de expressar sua indignação contra a corrupção. Os movimentos foram duramente reprimidos pela polícia. Mas no geral as manifestações no Brasil em 2013 obtiveram grandes conquistas e nos mostram como que as diferenças podem e devem ser deixadas de lado quando se luta por um bem maior.
REFERENCIAS
1968 - A Revolução Inesperada.
Disponível em: <http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/1968.htm>
O que foi o Movimento de Maio de 68 na França?
Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-foi-o-movimento-de-maio-de-68-na-franca>
Nenhum comentário:
Postar um comentário