
Prezado leitor na presente publicação, abordaremos o evento que entendemos ser o marco inicial do conturbado século XX, a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). É importante frisarmos que esse episódio histórico contemporâneo, em termos de pesquisa histórica não gracejou do mesmo prestigio que a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Contudo ao aproximar-se do seu centenário em 2014, espera-se que este evento torne-se objeto de várias pesquisas históricas. Entendemos que o estudo deste acontecimento imêmore da História é de fundamental importância para se compreender um pouco o século XX. Dentre as infindáveis opções de objetos de análise presentes neste período histórico, optamos por dar enfoque também ao processo de industrialização brasileira durante e posteriormente os anos da Grande Guerra. Feitas as devidas ressalvas, convidamos você leitor para nos seguir numa breve caminhada pela Primeira Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial foi o momento de embate entre as potências mundiais que haviam se consolidado no século XIX. “Em sua gênese está a expansão e a competição próprias do capitalismo, a partir de uma de suas características básicas: o imperialismo”. (HEES, 2011, P. 499). Durante o final do século XIX, inicia-se o período de grandes avanços científicos, tecnológicos e industrial que ficou conhecido como a belle époque (1871 – 1914), foi durante esta era que as potências que viriam a entre em choque em 1914 se industrializaram fortemente, na busca de novos mercados consumidores houve a colisão dos seus imperialismos que resultaram na Grande Guerra.
![]() |
28 de Junho de 1914, o Arquiduque Francisco
Ferdinando e sua esposa são assassinatos em
Saravejo, pelo estudante Gravilo Princip.
|
A guerra trouxe para o Brasil mudanças significativas em diversos aspectos, nos vários setores da vida nacional. Com ela o país teve o crescimento industrial estimulado (...) o pós-guerra trouxe ao país (...) desenvolvimento de sua infra-estrutura, incremento de suas relações comerciais e atração de capital estrangeiro. (MENDONÇA, 2008. P. 75).
![]() |
| Cidade de São Paulo |
Na contra mão das grandes destruições provocadas pelas batalhas travadas durante a Guerra, está o processo de industrialização brasileiro que como podemos ver na citação acima foi impulsionado pala guerra, uma vez que submetido a bloqueios econômicos pela Alemanha parceira comercial do Brasil, este ultimo buscou solucionar o problema do bloqueio através da industrialização nacional. Como consequência se deu o processo de urbanização das principais cidades brasileira principalmente as cidades do Rio de Janeiro, e São Paulo centros da economia cafeeira. Este momento de grandes transformações nas áreas, industrial, urbanística e social brasileira ficou conhecido como a belle époque brasileira que se inicia nos anos de 1971 e se estende até o ano de 1922.
Como podemos perceber mesmo em meio ao período de grande destruição provocado pela Primeira Guerra Mundial, houve momentos de avanços estruturais e sociais significativos na sociedade brasileira, este momento de euforia, viria a ser abalado nos anos da Crise de 1929, tema da nossa próxima publicação. Desde o presente momento queremos convida-lo a acompanhar-nos na publicação seguinte, que será publicada em breve.
Referencias
ARARIPE, Luiz de Alencar. Primeira Guerra Mundial. In: História das Guerras / Demétrio Magnoli, organizador. 3. ed. São Paulo : Contexto, 2006. P. 319 – 355.
HEES, Carlos Renato. A Grande guerra – um cenário inumano. Disponível:<guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/2011/artigos/historia/seminario/860.pdf>. Acesso em 22 out 2013.
MENDONÇA, Valterian Braga. A Experiência Estratégica Brasileira na Primeira Guerra Mundial, 1914 - 1918. 2008.
VALE A PENA VER
Filme Sobre a Primeira Guerra Mundial
Cavalo de Guerra - Sinopse
Ted Narracot (Peter Mullan) é um camponês destemido e ex-herói de guerra. Com problemas de saúde e bebedeiras, batalha junto com a esposa Rose (Emily Watson) e o filho Albert (Jeremy Irvine) para sobreviver numa fazenda alugada, propriedade de um milionário sem escrúpulos (David Tewlis). Cansado da arrogância do senhorio, decide enfrentá-lo em um leilão e acaba comprando um cavalo inadequado para os serviços de aragem nas suas terras. O que ele não sabia era que seu filho estabeleceria com o animal um conexão jamais imaginada. Batizado de Joey pelo jovem, os dois começam seus treinamentos e desenvolvem aptidões, mas a 1ª Guerra Mundial chegou e a cavalaria britânica o leva embora, sem que Albert possa se alistar por não ter idade suficiente. Já nos campos de batalha e durante anos, Joey mostra toda a sua força e determinação, passando por diversas situações de perigo e donos diferentes, mas o destino reservava para ele um final surpreendente.
Trailer do Filme Cavalo de Guerra


